Uma boa estratégia de marketing é fundamental para qualquer empresa que busque ser vista como relevante em seu mercado de atuação, e com a área da saúde não é diferente. Quer saber como se destacar da concorrência? Leia este conteúdo!

Na prática, marketing nada mais é que estudar o seu produto, serviço, público e como o que você vende resolve problemas ou satisfaz os desejos de pessoas que se enquadram como potenciais clientes.

Para ter sucesso nessa missão, é preciso conhecer profundamente quem pode comprar, o que será ofertado e o mercado em que está entrando. Sendo assim, estudos com base em dados coletados a partir de empresas que já atuam no ramo são indispensáveis.

Não é plágio. Sabe quando falam que não adianta reinventar a roda? É mais ou menos isso. Marketing é criatividade, sim, mas é fórmula, estratégia e principalmente, teste!

O marketing não necessariamente é sua empresa, mas é como as pessoas irão enxergá-la e por isso uma estratégia eficiente visa atrair clientes identificados com a missão, o valor e a visão da marca.

Quer saber quais são as melhores maneiras de conquistar resultados consistentes com marketing? Descubra agora:

Por que investir em marketing

Philip Kotler, professor e nada mais nada menos que o “pai do marketing”, defende que o marketing em hipótese alguma cria a necessidade de consumo nas pessoas, na verdade ela já existe no mercado.

O que isso significa na prática?

Bom, as pessoas procuram por serviços e produtos com a sua empresa existindo ou não, o que precisa ser feito é potencializar esse desejo e apresentar a solução de maneira assertiva e inovadora (por isso monitorar e se basear na concorrência é essencial e não plágio).

Indo mais além…

Pense no público e em uma empresa que vende plano odontológico: existem milhares de outros negócios vendendo o mesmo serviço e tantas outras pessoas procurando por ele. 

O que você vai fazer é adequar sua oferta à necessidade daquele grupo de pessoas por meio do estudo sobre suas necessidades, hábitos de compra, poder aquisitivo e por aí vai. Quanto mais informações, melhor.

Com o perfil do consumidor bem desenhado esse plano dental é vendido com mais facilidade.

Resumindo, investir em marketing é necessário para aumentar as vendas de uma empresa, fidelizar clientes e assegurar a boa imagem do seu produto e serviço diante do mercado.

Para isso, as melhores estratégias são:

1 – Persona

Toda a sua estratégia de marketing vai se desenvolver a partir deste pilar.

Persona é o perfil fictício do seu cliente ideal baseado em informações de pessoas que já compram o seu serviço ou que consomem as ofertas de seus concorrentes diretos.

O objetivo da persona é fazer com que suas ações sejam segmentadas e tenham mais resultados. Para isso levante dados dos clientes, como:

  • Idade;
  • Como se comunica;
  • Desejos;
  • Dores;
  • Necessidades;
  • Poder aquisitivo;
  • Hobbies;
  • Profissão;
  • Gênero;
  • Onde vive;
  • Hábitos de compra;
  • Dentre outros.

Observação: quanto mais detalhes sua persona contiver, mais efetivas serão suas ações de marketing.

Exemplo de persona: Pedro, identifica-se com o gênero masculino, 31 anos, mora em Santo André -SP, é publicitário, classe média alta, trabalha em uma grande agência que não oferece convênio odontológico e por isso pesquisa sobre o assunto no Google e Youtube. Seu objetivo é encontrar o serviço por um preço acessível e boa cobertura de procedimentos.

2 – Conteúdo

Persona feita, inclusive você sabe que ela procura por informações no Google. Agora sua empresa será encontrada por ela!

Conteúdo é indispensável para o mercado atual no qual as pessoas buscam por informações além de produtos e serviços.

Sendo assim, um blog com conteúdos relacionados ao seu segmento faz os usuários terem informações úteis que os levarão até o momento de compra. Dessa forma, sua empresa conquista audiência, autoridade no mercado e possivelmente mais um cliente.

Práticas de SEO também são recomendáveis. Assim os usuários te encontram mais facilmente no Google quando fizerem a busca por termo.

3 – Redes sociais

Você estudou sua persona e sabe onde ela busca informação. Caso ela utilize as redes sociais, sua empresa deve estar presente nelas!

As redes sociais também precisam trazer conteúdos aos seus seguidores. Por isso, não fique apenas fazendo propaganda de sua marca o tempo inteiro, as pessoas não estão lá só para comprar.

Tire dúvidas, interaja e aposte em publicações curtas e de fácil assimilação. O feed é dinâmico e as pessoas têm pressa.

4 – Links patrocinados

Eles são os queridinhos das empresas, pois trazem resultados em um tempo relativamente curto e o investimento não necessita de ser tão alto.

O objetivo dos links é alcançar pessoas que buscam por assuntos parecidos com o seu mas que ainda não conhecem seu produto ou serviço e assim consigam te encontrar em outros lugares, como as redes sociais.

Exemplo: o Pedro está procurando no Google por convênios odontológicos, o algoritmo entende isso e estrutura ofertas personalizadas em relação ao tema.

Neste caso, talvez o Pedro se depare com algum anúncio sobre dentista, plano ortodôntico, faculdade de odontologia e outros assuntos interligados à área da saúde.

Invista em marketing e domine o seu mercado

A ideia de investir em marketing surge basicamente para gerenciar os futuros negócios de uma empresa e criar oportunidades de venda.

Por falar nisso, lembre-se que marketing tem sim um dedo de criatividade, porém ela só entra em questão a partir do momento em que todos os componentes da sua estratégia já foram estudados com afinco.

Outro ponto fundamental é: marketing é teste! Uma ação que desempenhou bem em janeiro pode ser um fracasso em fevereiro e vice-versa, além disso não existe fórmula mágica para o sucesso.

Por fim, as dicas deste conteúdo podem ser úteis à sua empresa. Contudo, defina seus objetivos e procure implementar ações que te levem a eles, esse é o melhor termômetro de sucesso.

Este conteúdo foi produzido por Rafael Mucheroni