O sucesso no marketing digital depende de muitos fatores, um deles é a imagem que as pessoas terão ao se deparar com a sua marca.
E para que elas tenham uma boa percepção existem diversos pontos a se pensar. Só assim é possível consolidar-se dentro de seu segmento e fortalecer o seu posicionamento.
Para isso, é preciso de um planejamento bem estruturado da identidade visual e se você quer saber mais sobre o assunto, confira o conteúdo a seguir!
O valor do Branding
Muito antes de falar sobre o branding é necessário saber que identidade visual é a produção de elementos gráficos com intuito de representar as ideias e princípios que a marca deseja transmitir ao público.
A principal característica dela é individualizar a marca facilitando sua identificação e memorização.
Já o branding vai muito além dos elementos gráficos. Ele determina a percepção das pessoas sobre a empresa de acordo com seu posicionamento, propósito e valores.
Pensando nisso, é essencial entender que desenvolver um branding efetivo pode destacar a empresa em na competitividade do meio digital.
Criar uma identificação com o público, contar as causas e histórias da empresa, ter personalidade e propósito são alguns dos pontos que fazem total diferença em um plano de marketing digital!
Você pode colocar isso em prática de diversas formas, ainda mais com as transformações tecnológicas e com as novas possibilidades para o branding no meio digital.
Dividimos elas em dois grupos:
Identidade Visual
Como foi dito acima, a identidade visual indica as representações gráficas da marca: logo, estilo de foto, fontes, cores adequadas etc.
E é muito importante estruturá-la corretamente para facilitar a associação na mente das pessoas.
Adaptação de logo
Quando você estiver criando o logo da marca, é importante se atentar ao tamanho do logo para web.
Isso acontece pois os arquivos para materiais impressos são diferentes dos usados para a internet.
Manual de marca
É fundamental criar um manual de marca. Nele deve conter todas as cores que a empresa utiliza, as fontes usadas, os códigos das cores, formatos, as versões etc.
Estilo
Adotar um estilo de para a marca faz com que ela se diferencie das demais e além disso, acaba se adequando aos outros elementos do plano de marketing digital.
Estratégia
A ideia da estratégia é criar uma percepção da empresa com a intenção de transmitir o seu propósito.
Fazendo isso, o público não se identifica somente com a aparência, mas também com os valores.
Personalidade da marca
Algumas perguntas podem auxiliar quando você iniciar a estruturação do planejamento digital da marca:
- Qual a personalidade da sua marca?
- Existe algo importante sobre a filosofia da instituição?
- Se a marca fosse uma pessoa, como ela seria?
- Quais imagens vêm à cabeça quando pensamos na marca?
- Como a empresa torna o mundo melhor?
Linguagem
Entender qual linguagem é utilizada pelo público da instituição é muito importante. Dessa forma é possível entender se o “tom de voz” dos clientes é mais descontraído ou formal.
Canais
É necessário saber quais os meios o seu público usa para se comunicar com outras marcas, assim ficará mais simples atingir o as pessoas certas no lugar certo.
Existem diversos canais que elas usam para se comunicar, como por exemplo o WhatsApp, e-mail e redes sociais.
Conteúdo
A estratégia de conteúdo, conhecida como inbound marketing, além de fazer com que a marca se destaque na busca, também proporciona visibilidade e constrói autoridade no meio.
Com a ajuda do plano de inbound marketing esse processo se torna mais rápido e efetivo, fazendo com que as pessoas criem um laço e confie na empresa.
Após entender o processo, se torna mais simples identificar em cada ponto o branding transforma a percepção das pessoas sobre uma marca.
Vantagens em estruturar uma identidade visual
É preciso muita pesquisa e planejamento ao estruturar uma identidade visual. Fazendo isso da forma correta é possível:
- Facilitar a identificação das pessoas;
- Reforçar a presença da marca no mercado;
- Permitir um relacionamento entre as empresas e os clientes;
- Permitir reconhecimento de marca;
- Influenciar nos resultados;
- Transmitir valores, ideias e conceitos de acordo com a estratégia da instituição;
- Passar a sensação de confiabilidade ao público.
Após estruturar e colocar em prática cada ponto você perceberá que inúmeros benefícios podem surgir, como por exemplo mais vendas.
Foco nos valores da marca
Neste conteúdo você pôde entender a importância da identidade visual e como ela está ligada direta e indiretamente com os valores e princípios que uma marca carrega.
Isso traz muito valor para a marca, além de destacá-la em meio às estratégias de marketing.
É como diz a frase “quem não é visto, não é lembrado”, por esse motivo é tão importante investir na elaboração da identidade visual.
Conteúdo produzido por Beatriz Trevizoli, Growth Hacker na Ideal Marketing.