Diante à crise do Coronavírus é fato que a sua empresa precisa tomar as devidas medidas
preventivas mostrando respeito e responsabilidade para com seus clientes e colaboradores.
No entanto, isso não significa que suas ações de marketing devem ser pausadas nesse
momento, pelo contrário, há muito o que precisa ser feito nesse cenário. Confira as dicas da
Lavi Marketing de como se posicionar no mercado durante essa crise mundial.

O primeiro passo que a sua empresa deve dar é verificar as recomendações da
Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sobre sua área de atuação
e, posteriormente, aplicar todas essas medidas aconselhadas, especialmente sobre o
distanciamento social dos clientes e a devida proteção que os funcionários devem usar.
Se, no seu caso, a recomendação recebida for a de fechar as portas para um período de
quarentena, assim deve ser feito. Depois que essas medidas forem implementadas, deixe
que seus clientes tenham conhecimento delas: explique o porquê de tais ações, mostre-se
disponível oferecendo serviços online (caso seu ramo permita) e siga publicando nas redes
sociais do seu negócio mesmo durante esse período em que ele vai permanecer fechado
(ou funcionando com um fluxo menor).

O mais importante nesse momento é mostrar que a sua empresa tem responsabilidade
social e se preocupa com a saúde pública mais do que com ganhos pessoais. Mostrar essa
empatia faz com que muitos clientes fortaleçam a sua relação com a empresa. É essencial
manter a clareza e expor aos clientes seu plano de contingência com detalhes, sem deixar
espaço para dúvidas.
Nesse cenário de crise, o marketing digital se torna ainda mais potente, afinal, há mais
pessoas ficando em casa do que o normal e, consequentemente, o número de clientes
online aumenta, melhorando o engajamento dos seus posts e aumentando a visibilidade
deles. Além disso, fortalecer o marketing digital nesse período também é importante para
que você continue sendo “visto” e sendo lembrado pelos seus clientes.
Para os empreendedores que conseguem oferecer seus produtos e serviços de forma
online, essa crise torna-se uma oportunidade de fortalecer esse tipo de atendimento. De
acordo com a NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem fazer compras online.
Dessa forma, investir na venda online pode ser uma excelente saída para sua empresa.
Busque oferecer um atendimento exclusivo para seus clientes, indo além da
disponibilização de um site mas também ofertando um número de WhatsApp para tirar
dúvidas, enviar fotos dos produtos de interesse desse cliente, entre outros. Com essa
abordagem você terá a chance de se aproximar e fortalecer a relação empresa-cliente.
Sua presença digital nesse momento também é importante para conquistar novos clientes!
Por isso é essencial um planejamento de postagens em blogs, facebook, instagram, entre
outras plataformas online bastante frequentadas. Ao estar publicando conteúdos, sua
empresa terá mais chances de ser encontrada por potenciais clientes (os quais nesse
período estarão acessando mais a internet do que de costume).

Não fortaleça na sua cabeça a ideia de que a crise irá afetar o poder de compra dos seus
clientes pois sempre haverá alguém interessado nos seus produtos/serviços, no entanto,
para que esses clientes venham até você, é necessário estar no radar deles alcançando-os
através de ações de marketing digital.
Além disso, o custo-benefício do marketing digital é bem muito melhor em relação à
anúncios nos meios tradicionais, como TV e rádio e ele permite o planejamento de ações
que cheguem até o seu público-alvo de forma mais assertiva, independente do porte da sua
empresa. Outro ponto positivo é que é possível mensurar os resultados dessas ações e
assim verificar quais estão funcionando melhor para assim saber qual caminho o marketing
digital do seu negócio deve seguir.
Por fim é importante lembrar que os seus concorrentes certamente estarão investindo em
marketing digital nesse momento, assim, se você não fizer o mesmo, enquanto eles
estiverem “marcando presença” para seus clientes, você estará sendo esquecido por ter
sumido do meio online.
Isso nos mostra que durante essa crise do Coronavírus, o marketing digital deixa de ser
uma opção e passa a ser uma necessidade para que sua empresa consiga contornar esse
momento difícil. Usufrua dessas ferramentas para continuar se mostrando presente para os
seus clientes e evidenciando sua marca mesmo durante a quarentena! Para um auxílio
maior em relação à ações de marketing nesse momento, entre em contato com a Lavi
Marketing!