Respeito, solidariedade e empatia tem sido as três principais palavras-chave das empresas que conseguiram executar um plano de gestão de crise com resultados bastante positivos durante a pandemia do coronavírus. 

Esse tem sido um momento bastante conturbado e repleto de dúvidas para os empreendedores, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Como minha empresa deve se posicionar diante aos clientes? Quais ações posso aplicar para contornar essa crise? O marketing digital será meu aliado? Há maneiras da minha empresa ajudar a combater esse vírus? 

Nesse delicado momento é importante que as empresas tomem muito cuidado antes de se posicionar e pensem em um planejamento de ações para contornar essa crise. O primeiro passo é formular um comunicado para divulgar todas as medidas de contenção que foram tomadas pela empresa, reiterando a preocupação com a saúde dos clientes e funcionários, além de mostrar que está sendo feita sua parte em prol do combate ao vírus. 

Depois de implementar essas medidas de prevenção e, se necessário, fechar a empresa por algumas semanas, seu melhor aliado será o marketing digital. Mesmo durante esse período de portas fechadas, seu negócio precisa continuar no radar online dos seus clientes. Para isso, é imprescindível desenvolver um plano de ações focando na produção de conteúdos relevantes que, além de servirem como uma assistência aos clientes neste período de crise, também reforçam sua presença e sua credibilidade, aumentando a confiança que eles tem em você e ao mesmo tempo conquistando novos clientes!

Nesse período em que muitas pessoas estão permanecendo em casa, a busca por conteúdos na internet aumenta a cada dia: as redes sociais são mais acessadas, ebooks são mais lidos e artigos são mais procurados. Esse cenário torna-se uma oportunidade para reforçar a imagem da sua marca se mostrando presente nas diversas plataformas online e prestando esse serviço de disponibilização de conteúdos relevantes gratuitos para seus clientes. Esse diferencial fará com que sua empresa seja lembrada e aumentará as chances de fidelizar seus consumidores!

Outra estratégia que muitas empresas estão utilizando é a de promover ações que ajudem no combate ao vírus. Aqui no Brasil, o Grupo Boticário, a Marfrig e a Diageo optaram por produzir álcool em gel para doação. A Petrobras comprou testes para o diagnóstico do vírus e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) está produzindo respiradores. Essas ações aumentam a presença dessas empresas, além de fortalecer a imagem positiva delas aos olhos dos clientes que passam a enxergá-las como marcas empáticas, solidárias e preocupadas com a saúde pública. 

Essas grandes ações das empresas citadas obtiveram sucesso pois mostraram a humanização da marca e esse processo pode ser também aplicado em pequenos negócios, mas com uma estratégia diferente. É fato que os pequenos empreendedores não possuem condição de parar sua produção para produzir álcool em gel, mas o ponto mais importante desse exemplo não é agir igual, mas sim adaptar essa estratégia ao seu negócio. Dessa forma basta você pensar na humanização: já pensou em compartilhar os bastidores do seu negócio? Mostre os cuidados de higienização que estão sendo tomados no seu delivery e no caso de quem cessou os serviços por tempo indeterminado: não tenha medo de compartilhar as dores do seu negócio, os desafios de se manter e pagar as contas. Se aproxime de seus clientes e mostre a equipe que está por trás da sua marca. 

Outra alternativa é iniciar campanhas na internet em apoio às empresas que estão passando por dificuldade nesse momento de crise. A Stella Artois, por exemplo, após o encerramento de suas atividades devido à recomendação do Ministério da Saúde quanto à estabelecimentos gastronômicos, iniciou a campanha “Apoie um restaurante” que por meio de uma plataforma online o consumidor escolhe um restaurante e na compra de um voucher de R$ 100 paga só R$ 50 para consumir presencialmente no futuro. Já são mais de 1.500 estabelecimentos cadastrados e mais de 10 mil vales vendidos nesta campanha. 

Uma outra ideia que pode ser aplicada nas lojas dos mais diversos ramos é a da venda de vale presentes online que poderão ser utilizados como créditos na loja física assim que o período de isolamento social acabar. Para facilitar estratégias como essa, o EBANX lançou o “EBANX Beep”, uma funcionalidade que permite a venda de vouchers para produtos e serviços de modo a proporcionar uma forma rápida pequenos comércios e profissionais autônomos como personal trainers, manicures, diaristas e confeiteiros, poderem comercializar os vales e definir a troca deles por suas ofertas, bem como as datas para a permuta.

Academias como a SmartFit, por exemplo, criaram um sistema de aulas online para manter seus alunos, eles desenvolveram um aplicativo no qual treinos que podem ser feitos em casa são publicados diariamente. Isso também pode ser aplicado em pequenas academias por meio de aulas online de dança, luta, crossfit e etc. 

Nesse momento de crise a criatividade e a humanização junto de um bom marketing digital serão seus maiores aliados. Aposte em novas estratégias e divulgue-as com clareza, se mostrando sempre disponível aos seus clientes. Com colaboração e empatia, iremos contornar essa crise!