PASSO 1 – ESTABELECER OS OBJETIVOS

Os principais executivos da empresa e cada gerente especificamente deveriam definir, com clareza, O QUE desejam que seja atingido, em termos de produtos, serviços, pessoal, retorno, etc., EM QUANTO TEMPO e a QUE CUSTO. Para tanto, deveriam se apoiar em seus sistemas de informações, sistemas estes que não se limitariam ao fornecimento de informações internas, mas também de toda a comunidade de interesse da entidade. Alguns chamam a este processo ”determinar as estratégias da empresa”, com que não concordamos, já que as estratégias corresponderão ao passo seguinte  –  o de planejamento, conforme veremos adiante. Para nós, esta primeira grande tarefa é bastante clara: corresponde ao estabelecimento de OBJETIVOS globais, em nível de toda a organização, os quais possibilitarão, a seguir, ser detalhados em nível de cada uma das áreas de operação da empresa: compras, produção, manutenção, vendas, pessoal, etc.. Há que ser indicado, sempre, O QUE QUEREMOS atingir, em QUANTO TEMPO e a QUE CUSTO. Os objetivos poderão ser atendidos a longo, a médio ou a curto prazo ( tempo não superior a seis meses, por exemplo), mas deverão ser redigidos e desenvolvidos em conjunto com as pessoas responsáveis por sua consecução participativamente!

PASSO 2 – PLANEJAR

Definidos os objetivos e, apenas após isso, nos é possível planejar o COMO fazer para alcança-los. Não é possível planejar se não soubermos PARA QUÊ.

Logo, deveremos estudar alternativas diferentes de como poderemos alcançar qualquer objetivo. Sempre teremos alternativas. Aí estão, portanto, as ESTRATÉGIAS, isto é, as linhas de conduta que iremos adotar para alcançar nossos objetivos. Atentemos que o planejamento deverá indicar QUE recursos serão necessários, COMO e QUANDO deverão ser empregados. As necessidades de recursos variarão, portanto, consoante a estratégia que viermos a adotar.

PASSO 3 – ORGANIZAR

Uma vez definido o objetivo, escolhida uma estratégia e preparado um planejamento, o passo a seguir é, sem dúvida, o de, correspondendo à obtenção e alocação dos recursos previstos no plano, da maneira estabelecida.

Cremos que concordarão conosco em que não poderemos cobrar resultados de um gerente se não tivermos fornecido a ele condições necessárias e suficientes para que possa atuar adequadamente.

PASSO 4 – COMANDAR

Agora temos de AGIR e cuidar de que TODA A EQUIPE AJA, uma vez que sem ação não há realização. Mas, as ações deverão ser aquelas que foram previstas no processo de planejamento, utilizando as pessoas e os recursos ali previstos e, para que isso ocorra a contento, sem maiores problemas de relacionamento humano, é que precisamos do passo seguinte.

PASSO 5 – COORDENAR

COORDENÇÃO É A MAIS IMPORTANTE E DIFÍCIL TAREFA DE TODO GERENTE!!

Corresponde a agir de modo a obter adequada harmonização no emprego de todos os recursos, mas principalmente, do recurso humano. Há que se conseguir os esforços de cada um dos membros da equipe, sempre os direcionando ao bem maior da própria equipe e não ao bem-estar individual – do gerente ou qualquer outro “apadrinhado”! Por isso que Simon, com muita propriedade, definiu o gerente como “aquele que consegue resultados através de outras pessoas”. Definição essa que, como você se lembra, mudamos para “aquele que consegue resultados COM outras pessoas”.

PASSO 6 – CONTROLAR

Os gerentes, responsáveis pela empresa como um todo e por cada área em particular, deverão controlar, avaliar os resultados alcançados. No nosso exemplo militar, há que verificar se conseguimos conquistar aquela colina e, em caso positivo, em quanto tempo e a que custo e, se nesta avaliação houve uma variação significativa, há que se tomar as medidas de correção necessárias. No caso, ajuste de dados para outro objeto semelhante.

É importante ressaltar que o processo de administração e gerência se constitui em constante aprendizado. Nunca alguém poderá ter a petulância de afirmar ser o dono da verdade, o conhecedor de tudo. E uma das principais razões diz respeito a que o principal recurso que administramos ou gerenciamos é o ser humano e não existem dois seres humanos iguais. Assim sendo, os valores são diferentes de A para B e as reações destes elementos a um mesmo estímulo não necessariamente serão iguais.

Deste modo, se se quiser, de fato, ter algum sucesso como administrador, como gerente, deveremos estar dispostos a aprender – sempre –durante toda a nossa vida!

É o que cremos que você fará e para tanto lhe desejamos, mais uma vez SUCESSO!!!!!