A pandemia do coronavírus está trazendo graves consequências para a economia mundial. No entanto, não é porque o mundo parou que sua empresa também precisa ficar estagnada sem realizar vendas e ainda correndo o risco de fechar as portas. Há uma maneira de baixo investimento e que não coloca em risco nem seus clientes, nem seus colaboradores, de conseguir fazer sua empresa contornar essa crise: o investimento em marketing digital.
No contexto atual, o marketing digital deixou de ser um diferencial das empresas e passou a ser imprescindível para manter qualquer negócio. Através de estratégias de inbound marketing é possível sair dessa fase de instabilidade financeira e passar a acelerar suas vendas. Mas, para isso é preciso melhorar sua relação com seus clientes para retê-los e, em paralelo, começar a criar estratégias para desenvolver uma demanda futura de vendas. Dessa forma, você não garante o funcionamento da sua empresa apenas hoje, mas sim a longo prazo.
Nesse momento em que é preciso manter uma distância física entre a empresa e os seus clientes, a internet se torna a nossa maior aliada. Mais do que nunca agora é necessário cultivar as interações empresas-clientes, estabelecendo um laço com transparência e confiança. É preciso despertar a empatia dos seus compradores e mostrar que a empresa está sempre disponível para eles, assim como, nesse delicado momento, o apoio deles será essencial para a continuidade da marca.
Através do marketing digital, esse período de quarentena pode ser utilizado para disponibilizar conteúdos online informativos e relevantes para seus clientes. Esse também é um momento favorável para fortalecer os canais de comunicação direta entre empresa e clientes (e-mail marketing e redes sociais), a prova disso é que o Facebook registrou no mês de março deste ano (2020) um aumento de 50% dos seus usuários online. Um número extremamente significativo e que deve se manter até o fim da pandemia do coronavírus. Nesse cenário, investir no marketing digital das redes sociais da sua empresa é a melhor maneira de fomentar suas vendas e fazer sua empresa decolar.
Outros dados que confirmam que esse é o melhor momento para investir em marketing digital foram coletados por uma pesquisa realizada pelo RD Station Marketing. De acordo com eles, durante a quarentena houve um aumento de 17% de leads convertidos em Landing Pages. Além disso, as pessoas estão 20% mais engajadas com e-mail marketing e a taxa de conversão através de mensagens personalizadas em campanhas de marketing isoladas está 4x maior!
Todos esses números nos provam que essa crise pode sim ser transformada em uma uma oportunidade para fortalecer a imagem da sua empresa nos ambientes digitais! Além disso, é possível sair desse contexto de instabilidade financeira e recuperar as vendas que estavam caindo, melhorar seu relacionamento com seus clientes, fidelizá-los e ainda criar uma demanda futura. Tudo isso por meio de um investimento de baixo custo que é o marketing digital.
Mas de que maneira o inbound marketing atua para tirar sua empresa da crise?
O inbound marketing tem como base o desenvolvimento de conteúdos relevantes com o objetivo de informar e ao mesmo tempo atrair seus potenciais clientes. A partir desses materiais de qualidade, que serão produzidos e postados nas redes da empresa, os leads começam a enxergar a marca com mais credibilidade e assim é iniciada uma relação de confiança que precisa ser continuamente nutrida pela empresa. Mas não se esqueça: além de atrair novos leads, sua empresa também precisa continuar sendo lembrada pelos seus antigos clientes durante esse período de quarentena, para que, assim, sua marca possa se tornar uma autoridade digital e consequentemente comece a recuperar sua demanda de vendas!
Uma maneira eficaz de reforçar esse contato com os potenciais clientes é através de e-mail marketing, nos quais devem ser encaminhados conteúdos e ofertas relevantes, com o objetivo de preparar seus leads para a compra.
Enfrentar uma crise exige planejamento e boas estratégias. É preciso saber converter novos leads e reter os antigos, trabalhando fundo no funil de vendas e desenvolvendo estratégias eficientes de conversão. As palavras “atrair, “relacionar” e “converter” nunca foram tão importantes quanto agora. Não espere a crise afetar ainda mais o seu negócio, entre em contato com a Lavi e comece a investir em marketing digital!