O mercado da educação está em ascendência no Brasil, no entanto, ao mesmo tempo, há um aumento da concorrência nessa área. Nesse cenário, investir em inbound marketing pode ser uma excelente alternativa para que sua instituição continue conquistando novos alunos.  

Para começar é necessário entender o que é Inbound Marketing, esse é um processo no qual são desenvolvidas estratégias de marketing visando atrair novos clientes (no caso da educação, alunos) através da produção de conteúdos relevantes. Essa estratégia visa não apenas encontrar potenciais clientes mas também desenvolver uma relação duradoura com eles. O papel do Inbound Marketing é orientar sem ser invasivo. Dessa forma é possível mostrar ao seu futuro aluno o porquê de sua instituição ser a melhor escolha para ele, de maneira sutil e ao mesmo tempo educativa.

Para aplicar esse método de marketing na sua instituição, primeiro é preciso conhecer melhor sobre o processo de Inbound. Antes de elaborar uma estratégia é necessário definir uma persona, ou seja, pensar no tipo de aluno que você deseja atrair, qual a idade, o nível de escolaridade, a renda, etc. Quanto mais específicas as informações sobre essa persona, mais resultados essa campanha poderá trazer. 

O segundo passo é, a partir da persona criada, desenvolver conteúdos informativos com os quais ela possa identificar suas necessidades e ter a percepção de que precisa cursar determinada modalidade. Foque em assuntos que sejam úteis para essa persona, por exemplo: crie artigos respondendo possíveis dúvidas e dando dicas que a auxiliem. Esses conteúdos irão atuar como “iscas digitais”, ou seja conteúdos gratuitos postados na rede (facebook, instagram, linkedin, blog) para atrair potenciais estudantes ao seu site e posteriormente torná-los alunos da sua instituição.

O terceiro passo de um Inbound Marketing é definir uma jornada de compra, ou seja  o caminho que um potencial aluno faz até realizar a matrícula. Para obter sucesso no seu Inbound Marketing você precisa ter esse processo muito bem delineado. Dessa forma, é necessário entender exatamente o caminho que o aluno irá percorrer até chegar a matrícula, a jornada de compra. Isso irá definir como deverá funcionar o funil de vendas: aprendizado e descoberta (pessoas que visitam seu blog), reconhecimento do problema (pessoas que mostram interesse nos conteúdos produzidos pela sua instituição), consideração da solução (pessoas que abrem com frequência as iscas digitais deixadas pela instituição) e decisão de compra (pessoas que já passaram por todas as fases do funil e agora estão prontas para fazer a matrícula).

De acordo com a etapa que esse potencial estudante está é possível definir uma abordagem diferente que pode ser: envio de e-mail marketing, disponibilização de artigos e e-books ou o contato direto com o aluno oportunizando a matrícula, por exemplo. 

Muito além de chamar a atenção de novos alunos, o Inbound Marketing visa manter uma boa e duradoura relação com eles. Dessa forma a instituição deve sempre nutrir esses potenciais estudantes com conteúdos relevantes para eles. Nessa fase em que o aluno passa a mostrar interesse pelo o que tem recebido da instituição, ele passa a ser reconhecido como um lead, ou seja, um potencial cliente. Ao analisar que o lead abre com frequência os conteúdos enviados e se mostra devidamente engajado, a escola/faculdade deve entrar em contato com ele e oferecer as opções de cursos disponíveis. 

Para que sua instituição de ensino consiga capturar mais leads, o ideal é contratar  uma empresa de consultoria de Marketing especializada em Inbound para definir a jornada de compra dos seus potenciais estudantes e produzir todos os conteúdos necessários para que eles cheguem ao final do funil de vendas e realizem a matrícula. Entre em contato com a Lavi Marketing e faça um orçamento!