Produtores e empresários do ramo agrícola já perceberam a importância da presença digital.

Em um primeiro momento parece um pouco difícil relacionar o agronegócio ao mundo digital. Uma prática que na maioria das vezes é manual não parece precisar da internet, mas assim como tudo, após essa revolução digital que passamos, o digital não pode mais estar fora do nosso dia-a-dia. Em 2015 a State of Marketing já tinha divulgado que o investimento em mídias sociais estava aumentando mais do que qualquer outro canal de marketing digital e desde então este número vem crescendo cada vez mais.

Os agropecuaristas estão cada vez mais envolvidos pelas tecnologias e meios digitais, isso porque as máquinas e sistemas também estão evoluindo e exigindo um conhecimento novo. Mas a verdade é que ninguém escapa das famosas redes sociais e quem está fora acaba perdendo diversas chances de divulgar seu produto e/ou negócio.

No caso do agronegócio houve uma resistência inicial ao uso do digital e isso se deve a vários motivos. Uma das crenças era que os agropecuaristas não estariam inseridos no ambiente digital, mas já foi provado que isso não é verdade.

A área também tem o costume de investir bastante em eventos e outbound marketing (marketing tradicional na televisão, rádio, revista, etc.). De acordo com uma pesquisa da Demand Metric, o marketing de conteúdo gera 3 vezes mais leads que o outbound marketing (marketing tradicional na televisão, rádio, revista, etc.) e custa 62% menos.Portanto, por mais que algumas empresas ainda apliquem o marketing da forma tradicional, a tendência é que cada vez mais o inbound marketing seja a ferramenta preferida.

A verdade é que hoje tudo é pesquisado. Por menor que seja a dúvida, as pessoas recorrem aos mecanismos de buscas e é neste momento que o inbound marketing aparece. Segundo pesquisa da Corporate Executive Board, 57% da jornada do cliente é completada antes mesmo de conversar com um vendedor. Por isso a enorme busca por serviços e produtos por meio de dispositivos mobile e computadores fez com que a internet se tornasse uma grande aliada das empresas.

O conteúdo gerado é pensado para atingir o público certo, com a linguagem necessária e conteúdo relevante. Esse texto ou post chegará para as pessoas que tem interesse nos seus serviços, criando uma curiosidade e atraindo os leads (como são chamados os contatos que chegam a você por meio dos conteúdos como artigos, vídeos, posts, e-books, etc), que posteriormente serão convertidos em clientes se trabalhados da forma correta.

De acordo com um estudo realizado pela empresa TerraFórum, o agronegócio na internet ainda tem muito a evoluir. Grande parte dos casos estudados na pesquisa utilizavam os meios digitais como ‘via de mão única’, na qual a intenção era apenas conseguir clientes. As tendências de marketing digital mostram que as chances de fidelizar um cliente com um conteúdo de ‘duas vias’ é muito maior.

O diferencial então seria oferecer um conteúdo agro de qualidade e que agregue valor aos consumidores, que converse e se aproxime do cliente. A Lavi Marketing está disponível para montar uma estratégia específica para o seu negócio, com foco no público certo para alcançar seus objetivos de forma mais rápida e eficiente. Entre em contato e veja as soluções que podemos oferecer!

ALGUNS DADOS SOBRE MARKETING DE AGRONEGÓCIOS

  • Apenas 29% das pessoas querem conversar com um vendedor para saber mais sobre um produto, enquanto 62% irão consultar um motor de busca. (HubSpot, 2016)
  • Segundo uma pesquisa do Sebrae, feita no ano de 2017, 71% dos donos de microempresas rurais e 85% dos proprietários de empresas de pequeno porte no campo, usam smartphones no dia-a-dia.
  • Com pequenos investimento sem Marketing digital podem ser obtidos aumentos expressivos nos resultados.
  • Atualmente, entre os produtores rurais, 39% têm acesso à internet e, destes, 93% estão no Facebook
  • 63% dos prospects são “um pouco” ou “nada”conhecedor sobre uma empresa antes de um representante de vendas faz o primeiro contato.
  • Facebook – 1.6 bilhão de contas ativas em uma hora – 136 mil fotos e vídeos. Brasil é o 3o país – com 99 milhões de contas ativas. 8 em cada 10 brasileiros usam.
  • Prospecção é a parte mais difícil do processo de vendas, segundo os vendedores.
  • As empresas que afirmaram publicar posts no blog apresentam um aumento de 3,7 vezes na média mensal de visitas do site comparado a quem não utiliza. (Content Trends, 2016)
  • As empresas que adotam Marketing de Conteúdo e geram 5 vezes mais leads se comparadas àquelas que não adotam. (Content Trends, 2016).