Independentemente do segmento em que está inserido, muitas empresas perceberam a importância de estar presente no mundo digital e, principalmente, de aplicar diferentes estratégias de marketing para conseguir vender mais.
Esse pode ser um processo longo, mas que com certeza trará os resultados tão esperados quando as estratégias certas forem implementadas na sua empresa.
Mas, afinal, quais são essas estratégias? Atualmente, o foco da vez tem sido o Inbound Marketing. Também conhecido como “Marketing de Atração”, o seu principal objetivo é a atração voluntária dos seus clientes em potencial.
Quer entender um pouco mais sobre como utilizar o Inbound Marketing a seu favor quando falamos sobre a conversão de leads? Continue lendo esse conteúdo!
O que é a metodologia inbound?
O Inbound Marketing surgiu como uma necessidade do mercado digital, em oposição ao Outbound Marketing. Isso porque esse último tem estratégias mais agressivas em relação às publicidades apresentadas ao possível cliente.
Entretanto, o Inbound vem com um propósito muito diferente disso. Ou seja, agora é necessário criar diversas estratégias para atrair e converter os seus clientes, fazendo com que eles efetuem a compra do seu produto ou serviço.
Para isso, criou-se a metodologia inbound. Basicamente, temos três estágios: atrair, envolver e encantar.
Dessa maneira, as empresas são capazes de conquistar a confiança dos seus potenciais clientes, além de dar uma maior credibilidade à empresa, fazer com que eles sempre retornem aos seus produtos e indiquem a outros.
Os leads, também conhecidos como os potenciais clientes do seu negócio, são aquelas pessoas que, de alguma forma, demonstraram algum interesse no seu produto, mas ainda não efetuaram a compra.
O primeiro passo para entender mais sobre a conversão desses leads é saber de onde eles vêm. Os caminhos para se tornar um lead são vários: desde o preenchimento de formulários para realizar o download de algum material rico, como também tornar-se assinante da newsletter da empresa.
Já o próximo passo, é descobrir como calcular a conversão de leads. Quer aprender um pouco mais sobre isso? Confira a seguir!
Como calcular a conversão de leads?
A taxa de conversão de leads é a eficácia das suas estratégias de marketing para transformar diferentes visitantes da sua página em um lead. Ou seja, nada mais é do que o indicador de todo o seu desempenho.
Como qualquer estratégia de marketing, o essencial é mensurar os seus resultados para saber em quais pontos você pode melhorar. Aqui, isso não seria diferente.
Então, para calcular a taxa de conversão de leads, é necessário realizar a seguinte conta: imagine que o seu conteúdo sobre Marketing Odontológico teve 150 visitantes. Dentre eles, 60 se transformaram em leads.
O que você deve fazer é dividir o número de leads pela audiência total desse mesmo conteúdo. E então, para colocar em porcentagem, multiplicar por 100.
Ou seja: 60/150 = 0,4. * 100 = 40%
Agora que você sabe que a taxa de conversão sobre o conteúdo acima foi de 40%, você consegue, além de identificar os resultados da sua campanha de marketing, também planejar futuros investimentos.
Mas agora fica a pergunta: como aumentar a taxa de conversão de leads? Confira essas dicas!
1. Defina a sua persona
Se você está acostumado a ler conteúdos de marketing digital, já deve ter se deparado com essa dica algumas vezes, não é mesmo? Isso mostra a sua importância!
Afinal, uma das principais estratégias de Inbound para atrair novos leads é através dos conteúdos do seu blog. Por conta disso, definir a sua persona se torna tão essencial.
A persona é a representação semi fictícia do seu cliente ideal. Para que ela seja definida, é necessário criar um estudo em que entre em consideração algumas questões como:
- Gênero;
- Faixa etária;
- Localização;
- Costumes e hábitos;
- Renda salarial, etc.
Dessa forma, ao criar um conteúdo para o seu blog, você vai pensar na sua persona antes mesmo de definir a pauta. Afinal, não interessa falar sobre qualidade de vida no trabalho para alguém que já é aposentado, não é mesmo?
Esse é apenas um exemplo entre vários. O importante é ter mente quem é a sua persona e, após isso, ficará ainda mais fácil definir as melhores estratégias para alcançá-las,
Conhecer a sua persona permite que você saiba quais são as questões que ela procura e, a partir disso, consiga estreitar o relacionamento da sua empresa com ela.
2. Não se esqueça das palavras-chave e da otimização de SEO!
Atualmente, como diversas empresas perceberam a relevância e, principalmente, a eficiência das estratégias de marketing digital, muitas têm investido em criar um blog corporativo em que possam aplicar as suas próprias estratégias para conseguir mais clientes.
Por conta disso, o posicionamento orgânico transformou-se em uma verdadeira luta. Afinal, quanto mais perto das primeiras posições nos mecanismos de busca, maiores as probabilidades do seu cliente te encontrar!
Para que isso seja feito, é necessário investir em um bom estudo das palavras-chave do seu segmento, analisar o volume de busca de cada uma e então definir as pautas para os conteúdos com temas que interessem o seu público.
Ou seja, se você está no ramo da odontologia, uma boa pauta seria indicar qual o melhor plano odontológico. Independente de ser uma rede de clínicas ou de convênios, ter um conteúdo desse tipo faz com que o visitante da sua página sinta uma maior confiança na sua marca, sendo mais provável de virar um lead.
3. Aposte em vídeos
Criar conteúdos criativos não significa apenas inovar no texto. Pelo contrário, os conteúdos da web podem ter diferentes formatos — e um deles é o vídeo.
Atualmente, os hábitos dos internautas mostram a sua preferência pelos vídeos, sendo o principal tipo de conteúdo consumido. Por conta disso, se você quer alcançar diferentes pessoas e gerar mais leads para o seu negócio, essa é uma boa estratégia!
4. Invista em landing pages e formulários
Do que adianta você ter um conteúdo arrebatador sobre “Quais os principais tipos de aparelhos dentários”, se as suas ferramentas de captação não estiverem à altura?
Por conta disso, é essencial investir em pop-ups, nas landing pages e também nos formulários do seu site. Apenas dessa forma é possível aumentar a taxa de conversão dos seus leads.
Para que isso seja bem-sucedido, é necessário investir no design e também na criação de textos engajadores, que leve o cliente em potencial a realizar as ações esperadas, seja baixar algum conteúdo ou se inscrever no seu canal ou página.
A metodologia Inbound em ação
Agora que você conhece as principais dicas sobre a conversão de leads, é o momento de colocar os seus aprendizados em prática!
Não se esqueça que qualquer métrica no marketing digital é extremamente importante, pois são apenas nesses momentos em que é possível reconhecer possíveis falhas e entender onde se pode melhorar.
Ainda assim, esse também é um trabalho criativo. Portanto, coloque a sua equipe de marketing para trabalhar em cima da criação de landing pages e CTAs interessantes, assim como para realizar o estudo de palavras-chave e de otimização de SEO.
Com todos os esforços combinados, com certeza a sua empresa vai chegar aos números que sempre sonhou. Bons negócios!
Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Produtora de conteúdo na Ideal Odonto