O que é branding e por que ele faz diferença nos negócios
Criar uma marca hoje em dia vai muito além de elaborar um nome, um logotipo e imaginar os produtos que serão vendidos. Hoje com a evolução do marketing e o grande número de pessoas que migraram para o empreendedorismo tornou-se ainda mais desafiador fazer com que seu negócio seja inovador.
Ao criar um negócio, mesmo que você ofereça produtos que outros concorrentes não possam fabricar e vender você precisa, acima de tudo, despertar sensações conscientes ou não para seus clientes. Isso é essencial para que eles olhem para a sua marca de forma diferente e é exatamente essa a função do branding!
Um dos exemplos mais populares dessa estratégia é o Mc Lanche feliz, por exemplo, que tem como razão principal desse nome induzir sensações para os clientes que consomem o produto. Essa prática auxilia diretamente na criação de valor do produto.
Neste artigo te explicaremos a importância dessa estratégia e principalmente o que ela pode fazer pelo seu negócio!
O que é branding?
Como dito anteriormente, o mercado cresce todo os dias, e hoje você possui várias opções para garantir o mesmo resultado com produtos diferentes. É certo que cada centavo do seu dinheiro é importante, por esse motivo, para que deposite confiança em uma marca e pague pelo seu produto ela precisa te tocar de alguma forma.
Através de uma pesquisa realizada pela marca Ana Couto Branding, a percepção do valor de um produto cai quando os compradores se sentem conectados com uma marca pelo serviço oferecido. Hoje em dia o cliente não avalia só o seu produto de forma isolada mas sim o seu propósito de forma geral, para poder enxergar o real valor do produto o qual ele está adquirindo.
Quando você tem uma marca de personalidade e consegue analisar a sua persona a ponto de propor para ela aquilo que ela realmente quer (ou sinta que necessita), você promove boas experiências para o seu negócio aumentando as chances de recomendações de clientes para amigos ou conhecidos.
É possível fazer um trabalho de branding com marketing digital?
Apesar do branding ter surgido antes do marketing digital quando a internet nem existia, os dois acabaram se tornando grandes aliados com os avanços da tecnologia e justamente por isso é mais do que possível conciliar branding e marketing.
Com a tecnologia evoluindo dia após dia o marketing digital trouxe novas possibilidades para o branding. Antes, para a divulgação do seu conteúdo era necessário criar um banner ou entregar folhetos para conseguir clientes mas, neste formato, não era possível saber quantas pessoas leram a informação.
Agora, com as evoluções desencadeadas pelo marketing digital, você facilmente consegue saber o número de acessos que seu site possui e quantos clientes chegaram a comprar ou selecionar produtos para o carrinho.
Para trabalhar com o branding na internet é importante saber quais impactos ele pode trazer para as suas vendas, entre eles podemos citar:
- Autoconhecimento
Para que as manobras realizadas por essa técnica deem certo é fundamental que os profissionais que irão aplicá-las entendam sobre o seu funcionamento e, especialmente, sobre a sua marca.
Você tem que saber tudo! Ao anunciar um produto como, por exemplo, um aparelho invisível, você precisa conhecer seus pontos altos, suas fraquezas e principalmente as ameaças e oportunidades que o envolvem diante do mercado.
- Conhecimento do público
Qual é o perfil do público que consome os seus serviços e qual é a persona que sua marca pretende alcançar? A respostas dessas perguntas são essenciais para desenvolver a sua estratégia de negócio!
Pode ser que você possua em seu site uma procura muito alta com as palavras-chave: “aparelho transparente preço”, mas apesar da sua informação chegar a pessoas de diversos nichos apenas uma minoria se interessa pelo seu produto.
Estudando o seu público alvo você poderá criar estratégias voltadas para chamar a atenção desses potenciais clientes em específico, potencializando assim seus resultados!
- Relacionamento com o público
Para estudar o seu público você terá que se conectar com ele, por esse motivo, criar um relacionamento é crucial para esse momento.
Você pode utilizar as redes sociais para a disseminação de conteúdos, fazendo com que aqueles clientes que consumiram os seus serviços possam acessar suas publicações e compartilhar elas, aumentando as chances dos seus posts alcançarem outras pessoas.
Claro que existem produtos muito específicos, como por exemplo um implante dentário, o qual dificilmente será de interesse para internautas que tenham a faixa etária de 18 a 35 anos.
No entanto, esses usuários podem conhecer pessoas que necessitam dos seus serviços, assim, ao manter uma boa comunicação e divulgação de conteúdos em suas redes sociais fica muito mais fácil fazer com que seu trabalho alcance o nicho que você está buscando.
- Identificar o seu propósito
A maioria das marcas possui um propósito o qual não é inventado ou deduzido, mas sim pensando cautelosamente. Ele, por sua vez, precisa estar aliado com o público sendo o que ele espera da empresa e o que a empresa pode propor.
No marketing de vendas é muito importante que você entenda o que o seu cliente procura com uma simples busca em seu blog sobre um clareamento dental, por exemplo.
Pense no que ele espera encontrar sobre esse procedimento, as possíveis dúvidas que ele possa ter e principalmente quais os motivos que o levariam a escolher realizar esse serviço com você. O propósito da sua marca favorece as respostas destas questões?
Branding é uma das práticas mais antigas no mercado, e mesmo diante de toda a expansão que ocorreu durante os anos ainda traz bons resultados.
O segredo para qualquer sucesso é a quantidade de tempo que você dedica a ele e as estratégias que você abraça para conquistar o seu objetivo.
Conteudo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Clínica Ideal.