Entenda o que é funil de vendas e como precisa ser implementado no seu negócio para gerar vendas online
O termo “Funil de Vendas” é bastante utilizado dentro do Marketing Digital.
Se você é empresário ou profissional liberal, não tem tanto conhecimento com os termos técnicos, mas necessita de um método que lhe ajude a aumentar sua receita, atraindo mais clientes e gerando mais vendas para seus produtos ou serviços, este artigo é para você.
Eu vou te apresentar agora de forma simples como você pode implementar em sua empresa uma estratégia de Funil e Campanhas de Vendas Online.
Um funil de vendas tem como itens essenciais:
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Imã Digital
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Produto de baixo valor
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Upsell ou Produto principal
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Recorrência
Imã Digital
É uma solução imediata que você vai apresentar para o seu público em forma, por exemplo, de livro digital (E-book).
Para que seu imã digital seja efetivo você precisa…
Atrair público qualificado e que precisa da solução que você tem a oferecer
Tudo começa pelo por esse item essencial. Para ter um imã digital que realmente seja relevante e lhe traga sempre novos clientes é preciso que você descubra como ser relevante para um público específico.
Como fazer isso?
Conhecendo seu público e sabendo suas necessidades. É possível saber por meio de uma ferramenta que você provavelmente utiliza bastante. O Google! Sim, essa é a ferramenta ideal para descobrir o que um grupo de pessoas busca e assim ofertar a solução ideal.
Se você não sabe como utilizar o Google para encontrar seu público-alvo, eu tenho um artigo em que eu mostro como realizar essa busca, encontrar as necessidades do seu público e assim dar as respostas que ele precisa em forma de conteúdo.
A partir do momento que seu público teve o primeiro contato com seu conteúdo, você pode ofertar para ele o seu Imã Digital (e-book).
Para ter acesso a esse conteúdo, seu público irá precisar deixar um e-mail com o qual você entregará sua promessa (e-book) e iniciará um relacionamento com ele. Vale destacar que esse conteúdo exclusivo precisa ter MUITO valor.
Jamais pense: “já que tenho de fazer algo grátis, farei qualquer coisa”. Não! Aliás, o seu imã digital precisa trazer mais valor do que fosse pago.
Seu público precisa pensar o seguinte: “Não acredito que isso foi gratuito! Estou com vergonha de não ter pago por isso“. Afinal é esse conteúdo que fará com que seu público continue em jornada de compra com você ou saia da sua lista na mesma velocidade que entrou.
Produto de baixo valor
O seu imã digital é obrigatoriamente entregue em uma página de captura (termo utilizado no Marketing Digital). Tem esse nome porque é onde você faz a promessa e pede o e-mail em troca.
Ao inserir o e-mail para receber seu conteúdo, seu público obrigatoriamente passará por sua página de obrigado. Nessa página você irá agradecer a inserção do e-mail e dar orientação sobre como receber a promessa.
Também é nessa página que você fará a oferta de um produto de baixo valor. Uma oferta em que o preço não pode ser um empecilho para a compra.
Upsell ou Produto Principal
Acontecendo a compra desse item de baixo valor, automaticamente seu público será redirecionado a outra oferta que pode ser um segundo produto que você tenha para a jornada de compra do seu cliente ou o seu produto principal.
É o tipo de oferta de apenas um clique. Se o cliente clicar no segundo produto deve ser automaticamente redirecionado para uma página de venda para a inserção dos dados de pagamento.
E se ele não comprar?
É por isso que você têm o e-mail dele, lembra?
Para iniciar o relacionamento e engajamento por e-mail marketing, baseado no comportamento que ele teve.
Recorrência
Há quem diga que captar um cliente seja algo extremamente caro, porém com o método do Funil e Campanhas de Vendas Online, o seu custo por aquisição tende a diminuir, já que antes de tentar vender algo você primeiro transmite confiança e relevância ao seu público.
Mas não é por isso que você fará apenas um venda ao seu público, afinal ele pode comprar novamente e ainda trazer novos clientes, já que viveu uma experiência incrível de compra com você ou sua empresa.
Só tenho um produto e agora?
Desenvolva e crie novas possibilidades:
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Atualizações por preços diferenciados
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Novas categorias de produtos
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Aulas técnicas
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Consultoria de utilização individual ou em grupos…
O importante é criar uma estratégia que realmente traga soluções para um público específico. Seja relevante e veja suas vendas e seu faturamento aumentarem significativamente.
Conceito de Funil
O conceito, assim como seu pseudônimo, começa com uma parte maior e termina com uma bem menor. A sua estratégia precisa efetivamente atrair pessoas que realmente necessitem da sua solução. Não tente vender agasalho no verão.
As camadas de um funil são as seguintes:
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Público-alvo;
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Visitantes;
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Potenciais compradores;
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Clientes.
Para que sua estratégia de vendas seja efetiva e não atraia curiosos ou quem não precisa da sua solução, lá no topo do funil você precisa deixar muito clara sua solução. Para quem é, qual problema resolver e qual a sua solução ideal.
Fazendo isso sua estratégia de vendas irá funcionar de forma estratégica, atraindo público qualificado e colocando esse público em jornada de compra dos seus produtos ou serviços.