Na hora de planejar as estratégias de marketing que serão usadas para divulgar sua empresa surge a dúvida de qual a melhor a ser usada. Uma das mais completas e eficientes estratégias é o Inbound Marketing.
Inbound é sinônimo de atração. Portanto, inbound marketing é um conjunto de ações de marketing que tem como finalidade atrair potenciais clientes, aumentando o interesse das pessoas em determinado assunto.
Seu foco é aumentar a autoridade de sua clínica, atuando em diversas frentes, entre elas, técnicas de SEO (para que o Google localize seu site), redes sociais e divulgação de conteúdo relevante dentro da sua área de atuação.
O uso dessas técnicas de maneira integrada faz com que seu paciente seja atraído para sua clínica, tornando-a uma referência no segmento em que atua.
Na área da saúde a concorrência é enorme, independente da sua área de atuação. Isso é resultado do grande número de profissionais formados todos os anos na saúde, e pela mudança no comportamento do cliente, cada vez mais informado a respeito de tratamentos médicos ou outras especialidades.
O marketing dedicado a área de saúde passou a ser vital para se obter diferenciação. Ainda é comum encontrar clínicas investindo em divulgação de forma bem básica, apenas para que a empresa esteja presente no mercado.
Mas isso não é mais suficiente para se destacar no meio de tanta concorrência. Por isso as clínicas já estão apostando no uso do inbound para alavancar a visibilidade de suas clínicas.
Para te ajudar a utilizar essa técnica de forma mais simplificada selecionamos algumas dicas que como aplicá-la aos seus negócios.
3 Dicas valiosas para que você aplique o inbound marketing na sua clínica
1. Defina o seu público alvo e suas personas
Você deve estar familiarizado com o conceito de público-alvo. É o grupo de pessoas que reúne o perfil de acordo com sua oferta de serviço, levando em conta quesitos como idade, classe social, região em que vive, grau de instrução e problemas relatados.
Mas o que são as personas?
Para trabalharmos com inbound, o conteúdo deve ser preparado com a maior assertividade possível, dirigindo as mensagens a quem tem o maior potencial a se interessar por um determinado assunto. Isso vai além da definição de público-alvo, pois as demandas variam de uma persona para outra.
A persona realmente personifica o cliente exato a quem você irá direcionar os conteúdos. É necessário identificar precisamente em que grupo de personas um determinado cliente se encontra. Um exemplo de persona para uma clínica de cirurgia plástica seria: Catia, mulher adulta ou de meia idade, na faixa de 35 a 45 anos, que já tem filhos e gostaria de fazer uma lipoaspiração ou lipoescultura para remoção de gordura localizada após ter passado por 2 ou 3 partos. Outro exemplo poderia ser: Patrícia, uma jovem até 25 anos, com baixa autoestima, que se sente envergonhada de ir à praia por ter seios muito grandes (ou muito pequenos).
Esta definição é fundamental na fase de planejamento, antes de iniciar a produção dos conteúdos.
2. Desenvolva os conteúdos de acordo com a Jornada de Compra de cada persona
Imagine a jornada de compra como as etapas de cada pessoa irá passar antes de decidir agendar uma consulta ou contratar um determinado tratamento. Iniciam na fase de aprendizado e descoberta, passando ao reconhecimento do problema consideração de solução, até chegar na fase de avaliação das alternativas disponíveis e finalmente, contratação do serviço (neste caso tratamento).
Ficando no exemplo da cirurgia plástica, inicialmente a Patrícia poderá estar buscando na Internet temas relacionados a baixa autoestima, sem ter talvez ainda se dado conta, de qual é seu problema. Ou já admite pra si mesma que está insatisfeita com seu corpo e considera procurar ajuda. Até chegar na fase de escolha dos tipos de cirurgia disponíveis, seus benefícios e custos.
3. Invista em canais online
A etapa final é a divulgação dos conteúdos nos meios digitais, começando pelo seu site e blog, incluindo redes sociais e promovendo o conteúdo no Google.
Estar presente nas redes sociais é algo fundamental para ter uma boa divulgação da sua clínica, elas servem para apresentar suas páginas e canais próprios da sua clínica.
Esses canais próprios, como um site, são o objetivo para onde você quer atrair seus visitantes das redes sociais.
Mas não basta ter um site, você deve pensar também em uma ferramenta de automação, pois a divulgação e disseminação dos conteúdos produzidos sem o auxílio de uma, pode se mostrar algo quase inviável.
Uma ferramenta de automação de Inbound será a base para construção das páginas onde serão “capturados” os potenciais pacientes (landing pages), disparo de email marketing e controle do funil de vendas, conceito paralelo ao da jornada de compra. Para cada etapa da jornada seu cliente estará em uma fase do funil.
Em resumo
O inbound é uma técnica que tem como finalidade maximizar os resultados do marketing digital, fazendo uso de várias mídias e conceitos.
Essas técnicas, se bem aplicadas, transformam a tarefa de divulgação da clínica em algo eficaz, aumentando a procura pelos serviços prestados pela sua clínica e sua autoridade digital.