Embora não possamos definir o processo de vendas como uma ciência exata, pois depende do lado da compra, claro, quanto mais estruturado conseguirmos deixá-lo, mais assertivo e eficaz ele será. Veja algumas vantagens:
Diminuição de erros
Um processo de vendas bem estruturado promove a diminuição dos erros, pois cada etapa fica bem definida, permitindo a equipe visualizar em que estágio se encontra do processo, quais atividades são esperadas em cada etapa, o que já foi feito, o que ainda precisa ser feito, etc. Tudo isso deve ficar descrito no playbook (cartilha) de vendas, incluindo o passo a passo de cada etapa.
Favorecer o ganho de produtividade
Da mesma forma, a produtividade é maior, pois não é necessário recorrer a gerência para esclarecer as atividades necessárias. Seguir um roteiro básico estruturado facilita muito a consecução das atividades de venda.
Favorece a previsibilidade
A partir do momento que existem etapas bem definidas e um acompanhamento de quantas oportunidades estão em cada etapa, com os respectivos valores envolvidos, fica fácil prever quanto há no funil de vendas para o mês, trimestre ou semestre, conforme o tamanho de cada ciclo de vendas em questão.
Replica o conhecimento
A documentação de um processo de vendas bem estruturado permite consulta e replicação do conhecimento
Facilita o treinamento e a gestão
Na mesma linha da replicação do conhecimento, temos a maior facilidade em treinamento de equipes novas ou mesmo reciclagem das equipes atuais, que precisem se atualizar ou relembrar processos já esquecidos. A gestão também é muito facilitada, pois é possível acompanhar o desempenho de cada vendedor em cada momento do ciclo de vendas.
Aumenta o faturamento
Como fruto de todas essas vantagens temos o aumento de vendas, que acontece quase que de forma natural.