Assim como os setores da indústria, comércio e serviços, o setor médico e odontológico também passam por um processo profundo de mudança devido à tecnologia.
Com o fácil acesso às informações nas páginas de busca, os pacientes procuram saber qual é a sua enfermidade e as clínicas disponíveis para realizar os tratamentos, com o paciente escolhendo aquela que oferece as melhores condições para eles.
Portanto, a presença de uma clínica médica na internet é sinônimo de oportunidade para atrair novos pacientes e possibilita a fidelização dos mesmos.
E uma das estratégias que vão em encontro a isso é o inbound marketing. Essa metodologia atrai o público por meio do valor e da autoridade da sua marca, fazendo com que eles sejam convertidos em clientes e futuramente, em divulgadores da marca.
Com esse conteúdo, você vai entender como funciona o Inbound Marketing para o setor médico e como ele gera resultados para o negócio.
Defina os objetivos para o seu consultório
Antes de iniciar na prática essa estratégia, é fundamental definir todos os passos e objetivos para aumentar o número de pacientes da sua clínica.
Analise cada detalhe do seu negócio e defina quais os pontos positivos que precisam ser reforçados e os pontos que precisam melhorar.
Existem várias métricas para analisar o desempenho atual do seu consultório, como o número de pacientes por dia, de atendimentos, e até buscar um melhor relacionamento com o público.
Logo após, defina o seu paciente ideal. Isso é necessário porque a comunicação com o cliente certo é muito mais assertivo e positivo para o seu negócio.
Caso tenha dificuldades em encontrar o seu paciente, crie uma persona (personagem fictício que representa o cliente ideal da sua empresa). Essa persona deve ser criada com dados reais do seu cliente, como idade, renda, ocupação, atividades favoritas, dores, entre outras informações.
Dessa forma, será possível encontrar o seu público e iniciar as próximas etapas da estratégia.
Além disso, é necessário entender bastante da legislação específica para o setor. Como se trata de divulgar o seu produto, é necessário conhecer a legislação do Conselho Federal de Medicina para saber o que pode ou não pode ser divulgado.
O mesmo vale para a odontologia. Toda clínica odontológica precisa também saber o que divulgar e saber o que deve ou não deve ser divulgado no Conselho Federal de Odontologia, principalmente em relação a remédios controlados e em como montar um consultório odontológico.
Como implementar o inbound marketing médico
O primeiro passo para o inbound marketing para a medicina funcionar é a criação de um site otimizado para os pacientes.
Esse portal deve ter um design responsivo, com facilidade na navegação em dispositivos de mesa, como desktops e móveis, como tablets e smartphones.
Além disso, outro ponto importante do site é a identidade visual. Com um site bonito e bem responsivo, o usuário terá uma melhor experiência na navegação, podendo ficar mais tempo no portal.
Assim, como um site responsivo, o inbound marketing trabalha também com:
Produção de conteúdo
Nos dias de hoje, as páginas de busca está dando muita atenção para o conteúdo para dar destaque no posicionamento.
E por esta razão, o foco na produção de conteúdos deve ser grande, pois esse é um dos principais fatores de ranqueamento de um site na internet.
Para otimizar esse trabalho, existe o marketing de conteúdo, focado na produção de materiais educativos que tem o objetivo de resolver todas as dúvidas dos leitores em relação ao tema discutido.
Essa é uma estratégia de educar para vender, utilizando conteúdos em texto, áudio, vídeo, infográfico, e-book, webinars, entre outros materiais para atrair os pacientes pouco a pouco até a sua clínica.
Com um conteúdo altamente qualificado, os pacientes vão enxergar o seu consultório como especialista no assunto, aumentando a sua autoridade perante o público.
Assim, o seu público poderá escolher a sua clínica em relação às outras, graças ao alto valor proporcionado pelo seu conteúdo.
Otimização em SEO
SEO é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca.
E essas técnicas ajudam a melhorar o posicionamento dos conteúdos, pois além da qualidade e relevância, o SEO fortalece ainda mais o site na internet.
Existem vários fatores que auxiliam um site a estar bem posicionado, como URL (endereço do site), meta title (título do texto), meta description (texto pequeno que acompanha o título) e backlinks em outros sites e redes sociais.
Mas, um dos principais elementos para otimizar sites e blogs nas redes sociais são as palavras-chave, que são termos específicos buscados pelos leitores a procurarem algo.
Essas palavras-chave podem ser encontradas com a ajuda de ferramentas específicas de busca desses termos. Entre as ferramentas mais famosas estão: SemRush, Neil Patel, Answer the Public e o Google Ads.
Com o uso dessas ferramentas é possível encontrar o número de palavras-chave, com o volume de busca (número de pessoas que pesquisam aquela palavra) e a concorrência no buscador.
Existem diversas palavras a serem posicionadas, desde as mais simples, como “Consultório médico” até as mais complexas, como “quanto custa um implante dentário”. Palavras mais longas têm menor concorrência, porém tem menor volume de busca e o mesmo vale para o contrário.
Com uso desses termos, fica mais fácil a sua empresa ser encontrada pelas pessoas que pesquisam, ajudando a aumentar o número de visitas ao seu site.
Aumente a sua presença nas redes sociais
Outro importante aliado na estratégia de inbound marketing é o uso das redes sociais para fortalecer a marca.
Além de um canal para divulgar o seu site e os materiais ricos da sua clínica, as redes sociais também permitem que você produza um conteúdo exclusivo e adequado a esse público.
Portanto, produza pequenos textos que sejam sucintos e bastante objetivos, você pode também copiar pequenas partes dos seus conteúdos de blog e apontar o público para ver artigo completo.
Mas, assim como os conteúdos de blog, é preciso tomar cuidado em relação às regras éticas do Conselho Federal de Medicina para não infringir nenhuma norma.
Aplique o Inbound Marketing para a sua clínica
O meio da medicina passa por grandes mudanças devido ao surgimento da internet, pois os pacientes podem pesquisar as suas enfermidades e as clínicas odontológicas para serem atendidos.
E para se destacar na internet, é preciso fazer um trabalho forte de produção de conteúdos de alto valor, assim o seu público te enxerga como uma autoridade no assunto, ponto fundamental na decisão de escolha do paciente.
Mas é preciso ter cuidado com o tipo de conteúdo produzir e divulgar na internet. Para evitar maiores problemas, conheça todas as normas e cuidados do Conselho Federal de Medicina para saber o que deve ou não ser divulgado na internet.
Com essa estratégia, além dos benefícios empresariais em vendas, a sua clínica terá mais chances de se destacar no mercado e vencer a concorrência.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal