SEO (Links Orgânicos) e SEM (Links Patrocinados) – Qual a diferença entre eles?
No Marketing Digital, a diferença entre SEO (links orgânicos) e SEM (links patrocinados) gera muitas dúvidas e isso é bem comum. Vamos ajudar você e entender melhor como estas técnicas funcionam.
De uma forma geral o objetivo destas duas formas de fazer marketing pela internet é fundamentalmente o mesmo, gerar mais leads, ou seja, potenciais clientes qualificados existem duas alternativas, tudo depende do seu objetivo e qual será a sua estratégia de marketing digital.
Vale lembrar que uma técnica não exclui a outra e que utilizadas em conjunto o SEO e SEM podem aumentar ainda mais as possibilidades de negócios bem sucedidos.
O que é SEO?
A sigla em inglês SEO significa (Search Engine Optimization), é uma maneira estratégica de trabalhar as palavras-chave de seus artigos. Assim seu site ou blog será encontrado mais facilmente pelos usuários de buscadores como o Google, quando eles estiverem pesquisando temas relacionados com os que você abordou em suas postagens. Isto é denominado “busca orgânica”, na qual você consegue trabalhar seu inbound marketing (marketing de entrada) de forma natural, por meio de conteúdo relevante. A utilização desta técnica é geralmente trazer bons resultados e gera bastante engajamento, seu retorno é demonstrado a prazos médios.
O que é SEM?
O SEM (Search Engine Marketing) são os links patrocinados e funcionam por meio de um sistema pago, chamado PPC ou Pay-per-click. Dentre os serviços de marketing digital, é um que também ganha maior destaque, pois é capaz de ranquear seu conteúdo na web logo nas primeiras páginas do Google, dependendo da estratégia que você contrata, o custo é gerado por click do usuário no anúncio.
Em ações conjugadas, com a ferramenta Google Adwords, os usuários são direcionados a pagina da sua empresa pela publicidade posicionada à frente dos concorrentes.
Por que uni-los para melhores resultados?
As duas técnicas são importantes, o SEM, links patrocinados, trazem maior visibilidade mais e mais rapidamente, gerando negócios por vezes de imediato contribuindo para crescimento dos negócios, o SEO pode fazer dela uma referência de mercado utilizando o marketing de conteúdo para informar e fidelizar clientes, gerando maior confiança e credibilidade.