Os hábitos de comprar e vender estão em uma constante mudança. O mercado está sempre se atualizando e as empresas precisam estar atentas para se adaptar às novas tendências. No contexto atual, tornou-se rotineiro para o consumidor dar um “Google” antes de comprar qualquer coisa ou contratar serviços profissionais. Esse novo hábito que se fortaleceu nos últimos anos veio fortalecer  a importância do Marketing Digital. 

Mas, afinal, você sabe como funciona o Marketing Digital? Está preparado para adaptar sua empresa a essa tendência e sair na frente dos seus concorrentes? 

Confira nesse artigo que a Lavi Consultoria de Marketing tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital!

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é o conjunto de todas as ações que uma empresa pode fazer online. É importante pensar que essas ações funcionam juntas, ou seja, uma complementa a outra. Por isso é importante ter um objetivo bem definido antes de começar uma campanha online e saber como alinhar as diversas plataformas disponíveis potencializando seus resultados. A internet hoje possui muito mais audiência do que qualquer outra mídia, isso faz com que o Marketing Digital seja capaz de trazer resultados surpreendentes para as empresas que decidem apostar nele. Além disso, ações online possibilitam uma maior mensuração de resultados de campanhas. Dessa forma, você consegue analisar com mais precisão o que está dando um bom retorno e o que ainda precisa melhorar. 

Como funciona o Marketing Digital?

Algumas das ferramentas mais conhecidas do Marketing Digital são as redes sociais, o e-mail marketing e o site da empresa. 

O site da empresa, sua vitrine, é essencial para demonstrar sua credibilidade e colocar seu negócio nos resultados da busca do Google. Quanto mais seu site for alimentado com informações relevantes, mais chances ele terá de aparecer na primeira página do Google. Fora as técnicas de SEO e anúncios pagos, para os quais você pode contar com a Lavi.

As redes sociais são outra importante forma de alavancar seu negócio. Elas refletem sua imagem, são a sua marca registrada e tanto a linguagem quanto as artes postadas nelas vão definir o posicionamento da sua empresa. Por meio das redes sociais também é possível alcançar um maior número de clientes e alavancar suas vendas através de posts patrocinados.

O email marketing (desde que autorizado), é utilizado para fortalecer o relacionamento com seus clientes. É através dele que você apresenta suas promoções, seus lançamentos e suas campanhas de datas comemorativas! É também o mecanismo de relacionamento usado em estratégias de Inbound Marketing, uma técnica de marketing digital baseada em conteúdo e automação, de resultados muito expressivos.

O Marketing Digital alinha essas estratégias em prol de um objetivo principal. As redes sociais são utilizadas para atrair novos clientes através de posts com informações de qualidade. O email fortalece a relação com clientes antigos e inicia um contato com os leads novos para aos poucos transforma-los também em clientes fiéis e o site é o local onde as pessoas irão te encontrar ao procurar no Google por uma empresa que atue na sua área. Ao alinhar tudo isso é possível produzir campanhas com resultados surpreendentes!

Qual a importância do marketing de conteúdo?

Produzir conteúdo é um dos pontos principais quando o assunto é Marketing Digital. É preciso mostrar para o público a relevância do que você publica, colocando assim valor na sua produção. Não basta ganhar seguidores em suas redes, é necessário saber nutri-los e torná-los engajados. 

Produzir conteúdos informativos para seus clientes também é uma maneira de se mostrar disponível para eles, entregando informações de utilidade pública que representam grande valor para eles. 

O marketing de conteúdo também é utilizado para capturar novos leads para dentro de um funil de vendas. Essa estratégia consiste na produção de artigos e ebooks com temas relevantes para seu público alvo e a disponibilização desses conteúdos de forma online e gratuita. Dessa forma, na hora de baixar seu arquivo o usuário irá disponibilizar seu email e automaticamente entrará para sua base de leads. A partir daí basta nutri-lo com email marketing e com o envio de mais conteúdos semelhantes ao que ele baixou. Assim, aos poucos o novo lead passa a conhecer e se relacionar com sua marca até se tornar um cliente. 

O que é funil de vendas?

Um funil de vendas consiste na classificação dos leads captados por sua empresa, entre topo, meio e fundo de funil. Partindo desde o momento em que eles fizeram o primeiro contato, passando pelas interações mantidas através de email e conversões em landing pages, até chegar ao momento da efetivação de uma compra. Esse modelo estratégico é apresentado em diferentes fases mostrando assim a jornada do cliente. 

A primeira etapa é quando o lead encontra-se indiferente em relação aos produtos ou serviços da empresa, ou seja, ele não tem interesse em acioná-la ou sequer conhece a marca e o que ela oferece. Nesse primeiro momento as estratégias do funil de vendas são pensadas para que o lead conheça seu negócio e reconheça que existe a necessidade de obter seu produto/serviço, a partir disso ele vai pesquisar mais sobre o que você está oferecendo. Nessa etapa é imprescindível que você se posicione como um especialista e nutra seu futuro cliente com materiais que o ajudem a diagnosticar o problema que sua empresa é capaz de resolver! Demonstre em seus conteúdos que, caso ele tenha qualquer dúvida, ele pode procurar você.

Quando o lead reconhece que possui um problema e que seu serviço/produto pode resolvê-lo, ele passa para a segunda etapa do funil. Nesse momento o lead está cogitando diferentes soluções para seu problema, por isso é importante que sua empresa demonstre disponibilidade em ajudá-lo, não batendo apenas na tecla de vender mas sim mostrando que há várias possibilidades de solucionar o problema e que você pode ajudar. Isso faz com que você estabeleça uma relação de confiança com seu futuro cliente a qual será muito benéfica quando o lead já estiver qualificado e puder passar para a próxima etapa.

A última etapa, também chamada de “fundo de funil” nada mais é do que a hora de fechar o negócio! Se o lead chegou até aqui isso significa que ele já sabe que tem um problema e que não conseguirá resolver sozinho pois precisará contratar um serviço. E você, que o nutriu durante todo esse tempo, nessa etapa já será conhecido por esse lead como uma referência de mercado e alguém em quem ela pode confiar para negociar. Portanto, nesse momento é permitido abordar seu lead e oferecer seu serviço!

O que significa ser uma autoridade digital?

Ser uma Autoridade Digital é conseguir obter grande visibilidade nos meios digitais. É estar presente nas principais pesquisas na internet pertinentes ao seu negócio, é  ter alcance e mídias sociais e ser visto pelos seus seguidores como uma referência da área em que você atua!

Ao se tornar uma autoridade digital você garante bons resultados em suas vendas! Mas, para alcançar esse espaço é preciso estar sempre postando conteúdos atualizados com informações de relevância e mostrando ser um especialista nos assuntos que você aborda. O segredo da internet é marcar presença nela. Quanto mais você é visto, mais seus cliente te enxergam como uma referência! 

O público confia em quem é autoridade em um determinado assunto. E quanto mais confiança você demonstra para seus clientes, mais você irá fidelizá-los, além de conquistar clientes novos. 

Por que o Marketing Digital é melhor do que o tradicional?

O Marketing Digital tem se mostrado ser mais eficiente do que o tradicional porque ele permite o desenvolvimento de ações voltadas para um público segmentado. Ou seja, enquanto com marketing tradicional você alcança um  grande número de pessoas mas a maioria delas não possui interesse em seu produto, com o marketing digital você direciona suas ações somente para quem está em busca do seu produto/serviço, potencializando os resultados das suas campanhas e alavancando suas vendas. 

Como aplicar Marketing Digital na minha empresa?

A melhor maneira de obter bons resultados com Marketing Digital é buscar por uma consultoria para te ajudar a formular estratégias que alinhem todas as plataformas digitais em prol de bater as metas da sua empresa. Com o auxílio de uma agência também é possível mapear um funil de vendas com estratégias eficazes e verificar com mais precisão seus resultados. 

A Lavi Consultoria de Marketing produz conteúdos relevantes para suas redes, cuida do seu site fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados do Google, desenvolve técnicas de Inbound Marketing além de ser sua maior aliada na hora de pensar em estratégias para alavancar vendas! Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!